Um novo aplicativo foi projetado para dar um alerta para as pessoas que estiverem na faixa de explosão da Coreia do Norte
Christian Lilley, um americano de 26 anos, projetou o aplicativo Nukey McNukeface, que combina estimativas de alcance de mísseis e aponta um potencial do raio da explosão.
O software mostra as cidades que estão no alcance de Kim Jong-un e informa aos usuários se eles estão perto o suficiente para serem afetados caso um missíl seja detonado.
“Nos EUA, a maioria das pessoas vê as ameaças nucleares da Coréia do Norte como uma piada. Eu queria fazer algo simples e objetivo para informar a população dos riscos e mostrar que a ameaça é real” disse Lilley.
E continuou:
“Comecei com as capitais dos Estados Unidos e as capitais dos países. Essas cidades mostram um raio de 100 km que representa a área afetada de uma explosão nuclear.”
Kim Jong-un já identificou seus prováveis alvos nucleares nos EUA como Califórnia, Texas e Washington – o que parece coincidir com as estimativas do aplicativo.
Christian, que trabalha para uma empresa de software, a Citrix, diz que a primeira atualização para o aplicativo incluirá outros países com potencial nuclear e potenciais alvos.
Ele já adiantou quais serão os lugares mais seguros para escapar de possíveis ataques da Coreia do Norte:
“Países da América do Sul são os lugares mais seguros para se proteger. Atualmente nenhum país localizado da América do Sul está dentro do alcance”.
O aplicativo Nukey McNukeface está disponível através do Google Play Store e atualmente está passando pela revisão do iTunes para usuários do IoS.
O Sr. Lilley também criou um aplicativo chamado Latercam que permite aos usuários configurar alarmes em fotos, permitindo que eles sejam usados como notas ou lembretes.